FT-CI

Londres em chamas

Raiva popular assola a Inglaterra e debilita Cameron

14/08/2011

Uma cidade em chamas, uma multidão enfurecida nas ruas, protestando contra sua situação de opressão e as medidas de ataque de seu governo, e conseqüentemente, enfrentando a repressão da polícia. Esta cena que bem poderia ter como pano de fundo algum país árabe, está se desenvolvendo enquanto escrevemos estas linhas, num dos imperialismos mais importantes da Europa, que era considerado um cenário de passividade : a Grã-Bretanha.

Desde o dia 6 de agosto quando a polícia assassinou um jovem de 29 anos morador de um bairro de periferia de Londres, Tottenham, deu-se início a uma série de manifestações populares que expressam a raiva acumulada há tempos. Milhares de manifestantes, em sua maioria composta por jovens, negros e pobres que estão se enfrentando nas ruas com as forças policiais, aproximando a situação britânica da realidade européia em crise, num país que até pouco se embebia do ópio circense de casamentos bilionários de príncipes em pleno século XXI, num espetáculo de decadência. As manifestações, que já deixaram um saldo de mais de 500 pessoas presas, estão extrapolando os limites dos bairros afastados da periferia, e ameaçando a tranqüilidade da burguesia local. Estão se espalhando a outras cidades e bairros centrais de Londres, como Croydon, Camden Town, Brixton e Notting Hill. Também estão acontecendo enfrentamentos nas cidades de Birmingham, Liverpool, entre outras.

Estas mobilizações estão sendo cinicamente tratadas pela imprensa burguesa e pela alta cúpula do governo britânico, chefiada pelo primeiro-ministro David Cameron, como “ações criminosas”. Entretanto, torna-se cada vez mais generalizada, sobretudo entre a juventude, a percepção de que criminoso é o plano de ajustes que o governo de David Cameron quer impor aos trabalhadores e ao povo, para descarregar em suas costas o ônus da explosão da dívida pública inglesa. A atual revolta popular foi precedida em 30 de junho pela maior greve dos funcionários públicos contra o projeto de reforma da previdência, que visava aumentar o tempo de trabalho, e maior desconto salarial para contribuição aos cofres públicos, em troca de uma aposentadoria menor, dentre outros ataques delineados para cortar 80 bilhões de libras em gastos com programas de assistência social, saúde, e educação. Naquela ocasião, cerca de 600 mil trabalhadores tomaram as ruas de Londres contra o plano. Frente a esta situação muitos analistas já fazem alusão ã possibilidade de abertura de um cenário como o do início dos anos 80, quando uma importante greve protagonizada pelos mineiros que durou meses, enfrentou o governo da então primeira-ministra Margareth Thatcher, e cuja derrota foi decisiva para a imposição da era neoliberal, e para uma série de ataques aos trabalhadores ingleses.

Hoje, o levantamento que toma as ruas das principais cidades, e ameaça desatar uma importante crise política, é produto direto da crise capitalista que apesar de não atingir ainda níveis similares ã situação italiana e espanhola golpeia a economia inglesa. O número de desempregados na Grã-Bretanha atingiu 2,48 milhões neste ano. Dentre estes grande parte são jovens, com um índice de 963 mil desempregados com menos de 25 anos. Isso significa que quase um em cada quatro jovens está desempregado há pelo menos um ano. E entre os mais idosos o índice também é alto : entre a população com cerca de 50 anos, 46% também estão sem trabalho. Não surpreende, portanto, que a juventude seja maioria nos protestos.

Soma-se a isso a raiva acumulada pelos setores mais pobres da população inglesa, que é amplamente composta por negros de origem caribenha, que sofrem na pele cotidianamente a opressão por parte da polícia racista, sendo submetidos a perseguições, prisões e revistas sem motivos.

Enquanto a juventude pobre, negra e os trabalhadores ingleses têm o resto de seus direitos atacados, são oprimidos nos bairros onde vivem, além de amargar o desemprego e a falta de perspectiva, a alta cúpula do governo inglês estava de férias na Itália. Obrigado a voltar ao país por conta dos protestos, David Cameron, já anunciou o recrudescimento da repressão, colocando nas ruas 16 mil policiais da Scotland Yard. “O que está ocorrendo é pura e simplesmente criminalidade, ã qual há se que se enfrentar e derrotar. Necessitamos de mais policiais nas ruas, que atuem com mais contundência”, declarou Cameron ao jornal espanhol El País. Há rumores inclusive de que o governo britânico havia avaliado a possibilidade de colocar o exército contra as manifestações, uma medida que foi utilizada pela última vez no solo inglês em 1915. Com o cínico discurso de que esta revolta não se caracterizaria como distúrbio político, mas como mera pilhagem, a mídia e o governo britânicos buscam criar uma opinião pública favorável a legitimar medidas mais duras contra os manifestantes. Dentre estas constam a prisão de crianças de apenas 11 anos de idade, que figuravam entre os 215 detidos do ato de 6 de agosto, ao mesmo tempo em que buscam impedir que os trabalhadores que também estão contra os ataques desferidos pelo governo se unam ás manifestações.

Denunciamos esta hipocrisia, e colocamos abertamente que os saques são uma manifestação distorcida de uma raiva social extremamente legítima. Chamamos ao fim da repressão policial, e nos colocamos ao lado dos jovens e negros que hoje se levantam contra a opressão, a política de gatilho fácil da polícia inglesa, que em outros momentos assassinou Jean Charles de Menezes, sendo uma demonstração concreta de que o mito da Grã-Bretanha dos lordes e da polícia desarmada é uma falácia que em tempos de crise capitalista não se sustenta. É necessário também que os trabalhadores unam suas demandas nas ruas com as da juventude, e avancem para derrubar os planos de ataques de Cameron e impor uma saída independente e classista frente ã crise capitalista.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)