FT-CI

Brasil

I Congresso da LER-QI

01/11/2007

Nos dias 13 e 14 - 27 e 28 de outubro, aconteceram as sessões do I Congresso da LER-QI [1], com jornadas de debate aberto a todos os companheiros simpatizantes de nossa organização e convidados especiais da Fração Trotskista - Quarta Internacional da Argentina, Chile e Bolívia. O congresso contou com a significativa presença de militantes e simpatizantes jovens estruturados nos serviços (transportes aeronáuticos, metrô, estatais,telemarketing), industrias (montadoras, metalúrgicas) e nas principais universidades de São Paulo, além de companheiros de outros estados do país.

A primeira parte foi dedicada ã análise da situação internacional e as tarefas internacionalistas que se depreendem disso, e a socializar as experiências de nossos grupos irmãos. Adiantamos parte das discussões e dos informes do congresso, e publicamos várias notas em nosso jornal e em nossa página na internet, dando conta das possíveis perspectivas da crise econômica nos principais países imperialistas e as repercussões que poderão ter no cenário latino-americano e nacional. Publicamos também uma nova edição da revista Estratégia Internacional - Brasil onde analisamos o processo de decadência do imperialismo norte-americano e apresentamos, no formato de teses, uma análise marxista do processo revolucionário brasileiro que culminou com o golpe militar de 1964.

Na segunda parte discutimos a situação nacional, a situação social e política da classe operária e seus fenômenos de recomposição e reorganização; os projetos da esquerda e as tarefas de nossa liga. Apresentamos também para o debate as teses com as conclusões do importante ascenso operário dos anos 70 que deram origem ao PT (Partido dos Trabalhadores), de Lula.

No congresso avançamos em duas questões que queremos destacar: a) em superar o ponto débil que tinham nossas análises no que se refere ã compreensão marxista da economia e dos fundamentos do crescimento atual e b) em tirar lições do ascenso dos 70 quando surgiu o PT, o partido trabalhista de massas mais importante a nível mundial, e que foi o processo com centralidade operária no qual se provaram todas as correntes do trotskismo hoje atuantes no país.

Os fundamentos do atual crescimento

A primeira tese que apresentamos e demonstramos, é que o atual ciclo de crescimento se baseia em um substancial aumento da taxa da exploração da classe trabalhadora, que utiliza e aprofunda os mecanismos que já vinham se expressando desde o início da ofensiva neoliberal. Explicamos que o aumento geral da dita taxa de exploração se expressa na diferença entre o crescimento das riquezas das empresas por um lado e o reduzido aumento salarial obtido pelos trabalhadores, por outro. Ressaltamos que a ampliação e intensificação do trabalho precário e flexibilizado é o mecanismo fundamental do aumento da taxa de exploração no último período e do “milagre” do crescimento atual em que se baseia o governo de Lula e do PT. Alertamos que a burguesia e o governo manipulam os dados estatísticos, propagandeando a ampliação e intensificação do trabalho precário como uma “diminução da desigualdade e da pobreza” na medida em que a renda dos mais pobres cresceu mais que a renda dos menos pobres [2].

Entre outras coisas, queremos destacar a tese na qual polemizamos com os setores que promovem a idéia de um “Brasil potência”. Neste ponto analisamos a participação das empresas brasileiras no PIB, mas fundamentalmente seu papel no comércio mundial.

Partimos de reconhecer que um dos componentes fundamentais do atual ciclo de crescimento é a estratégia dos setores mais concentrados da burguesia brasileira de concentrar capitais em algumas poucas grandes corporações multinacionais capazes de competir com as corporações imperialistas e buscar um espaço próprio na nova divisão internacional do trabalho, como a Petrobrás, por exemplo, que adquiriu várias empresas fora do país. Este fato inclusive, expressa o “ressentimento” de alguns países latino-americanos, como a Argentina, pela penetração das empresas brasileiras em seus mercados.

No entanto, mostramos como a economia brasileira está na retaguarda dos países atrasados no aproveitamento do atual ciclo de crescimento. Em 1980, tanto o Brasil, Coréia do Sul e China participavam da economia mundial em cerca de 1%. Hoje, o Brasil segue participando em um 1%, enquanto que a Coréia do Sul subiu para 3% e a China para 9%.
Para desenvolver os debates sobre este e outros temas, incluiremos em breve todos os informes e os principais aportes dos debates do congresso em nossa nova página na internet.

O ascenso operário dos anos 70 e a transição democrática

Destacamos a importância dos anos 70 na vida política brasileira pelo fato de ter levado ao poder os dois últimos presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso e Lula. Em primeiro lugar colocamos o ascenso brasilero como parte do desenvolvimento da situação internacional, marcando suas semelhanças e diferenças. No terreno nacional, as teses se distinguem de toda a bibliografía da época chamando a atenção sobre o ascenso que se desenvolveu em São Paulo, em contrapartida ao do ABC [3], sem esquecer a importância deste. Assinalamos que em São Paulo se organizou o setor mais combativo e radicalizado da vanguarda operária, ao redor do processo de surgimento das comissões de fábrica, verdadeiras protagonistas e direção efetiva das greves por fábrica, encarregadas de armar os piquetes e estar ã frente nos enfrentamentos com a polícia. Nossas teses desmistificam o ABC, assinalando que foi justamente nesse setor do jovem proletariado concentrado das montadoras onde houve mais preparação das direções reformistas em parar e limitar a espontaneidade das massas desde as direções. Desmascarou-se o papel de Lula como a principal figura de transição a democracia, desde que conseguiu se fixar no processo grevístico, traindo primeiro as greves e preparando em seguida o desvio eleitoral. Mostramos como as correntes de esquerda se disciplinaram na estratégia de Lula convivendo mais de uma década no PT, onde foram moldadas por sua direção reformista. Para nós, os anos 70 deram um giro petista-lulista que cumpriu o papel de “ala esquerda” da transição “lenta, gradual e pacífica” impulsionada por setores da burguesia brasileira, ao mesmo tempo em que cumpriu um papel chave na contenção e no desvio do auge operário, sendo as distintas correntes do movimento trotskista incapazes de levantar uma política independente para que a classe operária derrubasse a ditadura, em chave revolucionária. Com Lula e o PT no governo, os distintos setores que hoje se dizem antigovernistas demonstram que não romperam com o que nós chamamos “o modo petista de militar”, assentado sobre um sindicalismo e um eleitoralismo completamente adaptados ao regime burguês. Por isso, as conclusões de nossas teses são um aporte fundamental para impulsionar uma nova tradição no movimento operário.

Novos desafios

Finalmente nosso congresso votou novos desafios: dar um novo salto em quantidade e qualidade em nossa construção ocupando ofensivamente o espaço ideológico “vazio” do trotskismo entre a intelectualidade, mas também no movimento operário, para sentar as bases de uma atividade teórica, política e prática distinta do “modo petista-lulista de militar”. Nos lançar em outros estados e colocar de pé uma forte liga marxista revolucionária, que destaque uma nova geração de jovens intelectuais no movimento estudantil. Como parte destes objetivos lançamos um projeto editorial - Edições Iskra - que busca difundir e recriar as elaborações do marxismo revolucionário, suas obras econômicas, filosóficas-culturais, especialmente entre as novas gerações de jovens operários e estudantes.

  • TAGS
  • NOTAS
    ADICIONALES
  • [1Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional, grupo que faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional [FT-CI].

    [2Segundo o banco de dados do FMI, o ingresso per cápita da Argentina, que era superior ao brasileiro em 55,95% em 2004, se ampliará a 80,8% em 2008.

    [3Zona industrial que inclui as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)