FT-CI

A luta operária na Sanitários Maracay

Venezuela: Gestão operária vs. “Socialismo com empresários”

28/09/2007

Após dez meses de luta, com ocupação e gestão operária da produção, resistindo ás postergações conscientes do Ministério do Trabalho e demais instancias do governo nacional, a repressão da Guarda Nacional e da Polícia do Estado de Araguá, a estratégia de desgaste vinda desde o governo, em união com os empresários e os trabalhadores traidores da fábrica, conseguiu um avanço circunstancial. O desgaste golpeou um pequeno setor dos trabalhadores em luta, que aproveitado pelos funcionários pró-patronais (que nunca participaram da gestão operária) para que eles, depois de meses ausentes e em reuniões secretas com o patrão e o governo, ajudar a empresa em bloco e obter uma fortuita maioria em uma assembléia, na qual mudaram os companheiros quem dirigiam o Comitê de Fábrica, assumindo eles mesmo a direção.

A gestão operária e a luta pela estatização

Frente a negativa dos trabalhadores e do sindicato de aceitar as condições de trabalho de super-exploração, o patrão decide fechar a fábrica e a abandonar, mas os trabalhadores a tomaram e deram início ã gestão operária. Entretanto, neste longos nove meses, a gestão dos trabalhadores, sem respaldo material, econômico nem oficialmente legal, com um funcionamento de 30% da capacidade instalada, conseguiu enormes avanços como um aumento (entre salário e vale refeição) equivalente ao salário mínimo, com uma jornada de trabalho de 4 horas diárias, 2.500 salas de baño ao mês, vendendo a preços mais baixos que os do mercado aos habitantes dos bairros e desenvolvendo planos iniciais de doações de seus produtos para escolas e hospitais.

Os trabalhadores adotaram um Comitê de Fábrica eleito em assembléia e revogável a qualquer momento junto a sub-comitês, para levar adiante a gestão operária e a luta. A expropriação da fábrica sem indenização ao patrão, a estatização completa da mesma mantendo a gestão operária, foi a batalha que assumiram mais de 400 trabalhadores e trabalhadoras. Marchas regionais e ã Caracas, reuniões com a Assembléia Nacional (o Congresso) e o Ministério do Trabalho, cartas ao Presidente Chávez e até uma paralisação operária regional em apoio a luta e em repúdio ã repressão, tudo isso se soma à luta operária destes meses. Mas o governo, que se diz “revolucionário”, “obrerista” e até “socialista”, não moveu um só dedo para dar resposta a estas demandas, mas sim o contrário.

A acordo governo-empresário-burocracia

O governo tinha planos diametralmente opostos aos dos trabalhadores. Enquanto vem garantindo a milhares de empresários grandes facilidades para créditos, tecnologia, mercados e até matéria-prima, não deu nenhuma resposta positiva nem apoio ã gestão operária da Sanitários Maracay. A empresa não seria estatizada por porque não era “estratégica”, disse descaradamente o ministro do Trabalho, enquanto o governo concede um contrato ã empresa privada Vencerámica por 36.000 salas de baño. Que se limitaram em pedir suas prestações sociais e aceitaram as demissões que o patrão dispusesse, insistiu o ministro que enchia a boca falando do direto ao trabalho e de seu passado “sindicalista”.

Enquanto tanto avançavam as reuniões do governo com os capitalistas da Branger-Pocaterra para programar a derrota da luta e negociar com o patrão o dinheiro suficiente para que pagasse os auxílios sociais aos trabalhadores e por cima resolver a situação reivindicada pelos trabalhadores em luta. Converteram em afiles um setor dos trabalhadores que abandonaram a fábrica logo no início da gestão operária, e traidor dirigente do sindicato, Humberto López, agora convertido em um agente da patronal e do Estado.

Os enormes obstáculos que a economia e a legalidade capitalista impõem a esta experiência fazem com que as conquistas obtidas tenham limites temporais, tornando as mesmas instáveis.
O governo jogou ao desgaste, com a prática perversa de “deixar que a fome bata e os convença a aceitar as condições patronais”. Esperaram o momento oportuno para Esperaram o momento oportuno para fazer bloco com os trabalhadores esquiroles (pró-patronais) sua volta a empresa, encabeçando uma proposta demagógica: a empresa seguiria em funcionamento, mas proibia a venda da produção, que passaria integralmente ás mãos do empresário; em troca disto os trabalhadores receberiam um salário mais ou menos equivalente ao que recebiam sob a gestão operária e prometiam o imediato pagamento dos auxílios sociais. Com esta proposta atraíram um pequeno grupo de trabalhadores que mantinham a gestão operária, que diante da imperativa negativa do governo ã estatização sob controle operário, enxergam nisto uma saída imediata para sua difícil situação econômica e a de suas famílias. Assim os esquiroles conseguiram uma maioria circunstancial.

Entretanto, imediatamente se revela a farsa e o engano: abandonaram completamente a produção e não cumpriram com o salário prometido; tampouco concretizaram o pagamento dos auxílios sociais. Obviamente, só preparam o terreno para a volta do patrão e a demissão oficial dos dirigentes e dos trabalhadores identificados diretamente com a luta.

Sanitários Maracay: uma “pedra no sapato” para a “revolução bolivariana”

Como vimos, falar uma e outra vez de “revolução” e “socialismo” não tem sido nenhum impedimento para que o governo encabece uma santa aliança com a patronal e a burocracia sindical, colocando todo seu peso para esmagar a experiência de nove meses de produção sob gestão operária (assim como também hoje faz aliança com burocratas golpistas contra as bases dos trabalhadores na indústria petroleira e no setor público). Mas não se trata de “contradições do processo”, nem políticas isoladas de algum ministro, mas de uma política consciente para deter essa experiência, a mais avançada de um conjunto de lutas operárias e processos anti-burocráticos que há mais de um ano vem correndo o país.

A experiência dos trabalhadores da Sanitários Maracay mostrava ao conjunto dos trabalhadores que era possível avançar com seus próprios métodos na luta para vencer a exploração capitalista. Se trata, nada mais e nada menos, de que uma fábrica sem patrão. Não por casualidade foram o eixo organizador e razão de ser da paralisação operária regional no dia 22/05, a primeira em muitos anos. Não por casualidade se tornaram uma referência obrigatória no Araguá e no resto país, intervindo inclusive com a solidariedade ativa em conflitos operários, como o caso da Cativen - propriedade do golpista Cisneros, que hoje convive deleitosamente com o governo-, onde sua ação e apoio foram fundamentais para conquistar a readmissão de 15 companheiros despedidos e o pagamento de 4 dias de salários atrasados. O objetivo claro do governo e do patrão- que forma parte do grupo seleto que o governo designou para exportar para Cuba e outros países- é frear esta experiência que se opõem pelo vértice ao “socialismo com empresários” que Chávez e seu governo propõem, é tentar demonstrar que os trabalhadores não têm capacidade para dirigir as fábricas e distribuir o excedente que eles mesmo produzem, é enviar uma mensagem á estes e ao conjunto da classe trabalhadora que não é possível que ela, com seus próprios métodos e por fora da tutela do projeto do governo, coloque fim a sua exploração, mas que só é possível conseguir suas reivindicações das mãos do governo, de suas políticas e suas alianças com setores do empresariado.

A ação direta dos trabalhadores e setores em luta é um estorvo para aqueles que promovem um grande bloco social “nacionalista” e “patriótico”, onde os trabalhadores subordinem suas lutas e interesses ao “desenvolvimento nacional”, do qual hoje se servem os grandes capitalistas, a “burguesia bolivariana - boliburguesia” emergente, e até as transnacionais do petróleo e do gás. Enquanto o governo segue falando do “poder popular” e de “revolução”, estreita cada vez mais seus laços com o empresariado nacional e estrangeiros, e essa demagogia não pode se sustentar somente com discursos inflamados e uma ou outra reforma progressiva.

Atualmente setores da classe trabalhadora vêm, ainda que a ritmos e graus bastante desiguais, fazendo experiência com o que o qual consideram seu governo, chocando com estas “contradições” que evidenciam o verdadeiro caráter do projeto que Chavez encabeça. Por isso o governo necessita controlar estas expressões avançadas de luta, pois ainda que o objetivo concreto agora seja derrotar essa experiência de gestão operária direta, a longo prazo o que busca é evitar que triunfem neste sentido (verdadeiramente classista e revolucionário, anti-patronal mas também anti-governista), uma série de processos de luta reivindicativos e anti-burocráticos que hoje percorrem setores do movimento operário venezuelano.

Devemos aprofundar a solidariedade que o I Congresso da UNT-Araguá votou, começando para que esta, a C-CURA como corrente nacional da UNT e todas as organizações operárias combativas se proponham a lutar e mobilizar para impor ao governo a expropriação da fábrica, a incorporando na cadeia dos planos de moradia como provedoras de salas de baño.

Desde a JIR insistimos no chamado a redobrar esforços para reverter a atual situação, e seguimos como nossas modestas forças ã serviço desta luta, que já se inscreve numa tradição de luta da classe operária venezuelana que temos que resgatar e recriar nos combates que estão por vir.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)