FT-CI

Argentina

Se formou a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores

23/06/2011

“Pela independência política dos trabalhadores”

No dia 14 de Abril, em Buenos Aires foi anunciada a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, conformada pelo PTS, PO e Izquierda Socialista. Abaixo apresentamos um extrato da fala de Christian Castillo (dirigente do PTS) feita no lançamento da frente.

“(...) Esta Frente pretende em primeiro lugar quebrar a política proscritiva da esquerda que tentou levar adiante o governo nacional e a oposição parlamentar, que deu apoio a uma lei vergonhosa chamada Reforma Eleitoral (...)

A Frente busca que possa haver candidaturas de esquerda para os trabalhadores, para a juventude, para os que não estão de acordo com as variantes patronais, nem com esse governo kirchnerista que se apóia em governadores como Urtubey, como Scioli, como Gioja, que está aliado aos Saadi em Catamarca, aos Menem em La Rioja, aos Aldo Rico em San Miguel, que se colocam um verniz de progressistas, mas para defender a continuidade dos que governaram nos ’90 e o seguem fazendo na atualidade. Para aqueles que não acreditam na versão de radicalismo que debate entre ficar com Macri ou sozinho, e que tampouco confiam na direita que governa a Capital nem no Peronismo Federal. E tampouco acreditam na falsa alternativa de centro-esquerda. A que está mais alinhada com o governo irá como coletora do “pejotismo” (Partido Justicialista) como Sabbatella e no caso do Proyecto Sur parece que vai como coletora de fato de Alfonsín e dos radicais.

Esta frente apresenta uma política de independência de classe (...) e esse é o eixo que recorre todos os pontos programáticos desta frente que é um canal para o conjunto dos lutadores da classe trabalhadora que estão construindo o que a imprensa chama de “sindicalismo de base”, uma alternativa ã burocracia sindical. Hoje mesmo essa manhã cortaram a 9 de Julio e Corrientes e depois marcharam ã UIA. Os companheiros de Kraft, de PepsiCo e de Donnelley, reivindicando 40% de aumento e o fim do processo para muitos delegados operários, estudantes e populares. Temos... mais de 4.000 processados por lutar enquanto há somente 162 genocidas condenados.

A Frente é uma alternativa para os companheiros que lutam contra uma burocracia sindical encarnada em Pedraza, o autor intelectual do assassinato do companheiro Mariano Ferreyra, desta burocracia que atacou a golpes aos companheiros de Santa Cruz e que como vimos hoje nos diários conta com a absoluta cumplicidade do Ministério do Trabalho. Foram publicadas as escutas telefônicas entre Pedraza e Tomada, nas quais o ministro lhe diz que vai colocar sua gente dentre os ferroviários para que os trabalhadores não fiquem com a esquerda. É uma confissão insólita, mesmo que se saiba o que ocorre, e que o Ministério do Trabalho não é neutro, mas joga para os burocratas sindicais.

Votar pelos candidatos do peronismo é votar pelos candidatos da burocracia, pelos que se vendem ás patronais para vulnerar os direitos da classe trabalhadora, é votar pelos que não defenderam a luta dos terceirizados, pelos que estão na outra trincheira (...)

A Frente terá (...) uma primeira luta nas eleições provinciais de Neuquén, onde é um orgulho levar encabeçando a lista para legisladores companheiros referência da fábrica Zanon e do Sindicato Ceramista de Neuquén. Inclusive a encabeça o companheiro Alejandro López que não é membro de nenhuma organização, integrante da Lista Marrom e a governadora será a companheira Patrícia Jure, docente e membro do Partido Obrero. No caso dos legisladores vão Alejandro López e depois Raúl Godoy, membro do PTS de Neuquén. Temos uma primeira luta aí, a largada de uma batalha que vamos dar de agora até outubro passando por Córdoba, Capital Federal, pelas eleições primárias. A Frente é uma alternativa ao governo kirchnerista e ás variantes de centro-esquerda, que de nenhuma maneira são uma opção para os trabalhadores, para toda a juventude e para todos os que querem terminar com esta Argentina capitalista”.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)