FT-CI

Cuba

Polêmica com a esquerda latino-americana

10/04/2008

Na América Latina há um grande sentimento de simpatia entre as massas populares e a juventude em relação a Cuba pela sua resistência frente ã hostilidade permanente do imperialismo. Também é um lugar comum reconhecer as conquistas no terreno da saúde e da educação, comparada com a entrega dos governos capitalistas da região. É neste sentimento que se apóiam distintas correntes da esquerda populista do continente e os debilitados partidos comunistas para sustentar uma posição de apoio acrítico do regime cubano e um embelezamento das medidas que tomou. Pretendem evitar toda discussão sobre o destino de Cuba dizendo que toda crítica ã burocracia seria fazer o jogo do imperialismo. Nesse sentido se parecem com o que Trotsky chamava de “os amigos da URSS”, que atuavam da mesma maneira frente ás críticas dos oposicionistas de esquerda ás políticas de Stalin.

No outro extremo, algumas correntes que se reivindicam trotskistas como o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) do Brasil, principal grupo da corrente internacional LIT, sustentam que em Cuba já foi restaurado o capitalismo, dando por perdida a batalha de antemão [1].

Segundo a LIT, desde 1995, Cuba é “um novo estado capitalista no qual a economia funciona de acordo com a lei capitalista em função do lucro” [2]. Esta restauração ocorreu sem que se informasse a burguesia cubana no exílio em Miami, que todavia pretende recuperar suas propriedades, expropriadas pela revolução de 1959. Isto seria assim porque, segundo o argumento, o capitalismo foi restaurado sem a necessidade de “criar uma nova burguesia nacional”, não diretamente através do capital estrangeiro, mas principalmente por empresas espanholas e canadenses [3] que se associaram ao Estado en joint ventures (empresas mistas) para a exploração de distintas áreas da economia. Quer dizer que, para o PSTU, Cuba não só seria “capitalista”, mas sim praticamente uma colônia de alguns monopólios espanhóis que hoje dominariam os setores chaves da economia, administrada politicamente pela mesma burocracia que, ao dirigir o processo, se manteve no controle do Estado.

Segundo essa análise, o “possível salto de qualidade” não se dará na transformação da estrutura econômico-social - de uma economia nacionalizada pela restauração generalizada das relações sociais de produção capitalista -, mas por uma “mudança no regime político”, ou seja, através do fim da “ditadura capitalista” do Partido Comunista Cubano.

Quantidade e qualidade

O PSTU pretende fundamentar sua definição do caráter burguês do estado cubano sobre a base da liquidação durante o “período especial”, do qual considera “os três pilares” do estado operário: a lei de investimentos estrangeiros, o “desmantelamento” do comércio exterior, a circulação do dólar - e logo de uma moeda conversível ao dólar - e a privatização da produção e comercialização da cana-de-açúcar através da criação de unidades cooperativas.

Evidentemente as medidas tomadas durante o “período especial”, como discutimos na nota central, debilitaram as bases do estado operário deformado cubano, em particular a descentralização do comércio exterior, introduzida na reforma constitucional de 1992, que permite que algumas empresas estatais e mistas autorizadas pelo Ministério de Comércio Exterior se abram ao mercado externo (segundo o governo o número dessas empresas passou de 50 a 300 em uma década), junto ás zonas francas e aos investidores estrangeiros. Isto está pondo em sério risco as conquistas que ainda se mantêm da revolução.

Mas o mais importante para os marxistas é poder definir quando uma série de mudanças quantitativas se transformam em uma qualidade distinta. Por exemplo, desde 1989 o governo vem transferindo cada vez mais hectares para a exploração tanto de cooperativas como de camponeses privados; estes possuem a produção mas não a propriedade da terra, quer dizer, usufruem da terra, em muitos casos sem pagar arrendamento, mas não podem vender suas parcelas. Se isto muda e se restaura em grande escala a propriedade privada no campo, tenderá a concentrar-se dando lugar ao surgimento ou ã recriação de uma burguesia agrária.

Segundo dados do governo cubano, uma assustadora maioria de 81,8% dos trabalhadores continua empregado no setor estatal, enquanto que 18,2% que está no setor não estatal, 5,4% são cooperativistas, 3,2% são autônomos e 9,6% está empregado diretamente pelo setor privado (ONE, 2006).
Isso é o que o PSTU não pode explicar simplesmente porque as concessões ao capital estrangeiro imperialista, os joint venture e a reintrodução de certas medidas de mercado todavia não alteraram as relações sociais nas quais se baseia essencialmente o estado, na qual segue predominando a propriedade nacionalizada dos meios de produção, o que até o momento impediu que se recriasse uma classe proprietária e exploradora. E isso constitui uma diferença qualitativa entre a estrutura social cubana e qualquer outro país semicolonial da América Latina, incluindo a Venezuela.

Cuba não é um país “socialista”, mas sim uma sociedade de transição na qual o capital local e estrangeiro foi expropriado e foram nacionalizados os principais meios de produção. Como explicava Trotsky para a União Soviética, estas sociedades de transição têm um caráter duplo, uma combinação de elementos que são a base para a transição ao socialismo e elementos capitalistas. Por isso mesmo em seu seio se recriam permanentemente forças sociais que tendem ã restauração das relações capitalistas, entre eles a própria burocracia, que ao não ser uma “nova classe” social tende a transformar-se em burguesia, quer dizer, em proprietária dos meios de produção ou em sócia menor de algum capitalista.

Como dissemos na nota central, as medidas da burocracia cubana das últimas décadas fortaleceram as tendências pró-capitalistas e debilitaram as reservas da economia nacionalizada e a energia e disposição das massas para resistir ao assédio imperialista, ainda que ainda não tenham significado um salto contra-revolucionário social decisivo. Diferente da Rússia, da China ou do Vietnã, esta batalha em Cuba ainda está viva. Isso explica a urgência e a necessidade de uma revolução política para acabar com o domínio da burocracia. Dar por terminado este combate seria fatal para o destino da revolução cubana e para a política dos revolucionários. Como dizia Trotsky, “é obrigação dos revolucionários defenderem cada conquista da classe operária, ainda que possam estar distorcidas pela pressão de forças hostis. Aqueles que não podem defender velhas posições nunca conquistarão novas.” (“Balance sheet of the finish events”, Fourth Internacional, junho 1940).

Revolução política ou “revolução democrática”?

Aparentemente, o PSTU-LIT sustenta posições contraditórias. Por exemplo, diz que “a principal ameaça ã independência cubana não provém do imperialismo Ianque ou dos gusanos. Para defender ou recuperar essa independência, hoje é necessário realizar uma nova revolução social que exproprie as empresas e capitais europeus e canadenses, da mesma forma que, para consegui-la, foi necessário expropriar o imperialismo Ianque e os gusanos” [4]. Ou seja, abandonou a luta contra o bloqueio norte-americano e a hostilidade dos gusanos de Miami e a defesa das conquistas da revolução que ainda se preservam. Portanto, o programa para Cuba, onde prima a propriedade nacionalizada dos meios de produção, seria igual a qualquer país capitalista governado pelos interesses dos capitalistas e dos monopólios.

No entanto, em um artigo recente, parece colocar o contrário, afirmando que “o direito à livre organização de partidos e sindicatos em Cuba” é “a única maneira de defender as conquistas da revolução e deter o processo de restauração capitalista na ilha” [5] (não estava já “completado”?).

Mas por trás deste aparente ecletismo, no fundo a política do PSTU-LIT é uma estratégia de “revolução democrática”, ou seja, da “liberdade de partidos” em geral, o que inclui certamente partidos burgueses hostis ã revolução, já que a chave é a luta contra a “ditadura capitalista” [6] do PCC.

Esta política parece repetir os erros da LIT quando nos processos de 1989 dizia que havia triunfado uma primeira etapa “democrática” da revolução ã qual chamava de “outubro”. Como é sabido, a suposta “revolução democrática” culminou não com um “outubro”, mas com a restauração do capitalismo.

A alternativa ao regime de partido único da burocracia que impede a organização independente dos trabalhadores, dos camponeses e dos que querem defender as conquistas da revolução, e que proclama o Partido Comunista como “garantia segura da unidade da nação cubana”, e como uma “força dirigente superior da sociedade e do Estado” (Raúl Castro, Granma, 24/02/08) não é a “democracia em geral”, quer dizer, burguesa - que coloca a LIT - e que usa o imperialismo e os gusanos hipocritamente para avançar na restauração capitalista. A única alternativa revolucionária é a luta por um governo baseado em conselhos operários e pela liberdade de partidos que defendem as conquistas da revolução.

Contra a estratégia da “revolução democrática”, levantamos a necessidade de uma revolução política encabeçada pelos operários e camponeses cubanos que parta da luta contra o imperialismo e seu bloqueio, e da defesa da propriedade nacionalizada e das conquistas da revolução que ainda se conservam. Esta revolução política incontestavelmente terá efeitos sociais; em primeiro lugar diminuirá as crescentes desigualdades sociais e exercerá uma planificação democrática da economia de acordo com os interesses dos trabalhadores e dos camponeses, e desta forma assentará as bases para a construção de um estado operário revolucionário e para a luta pelo socialismo na América Latina.

Traduzido por: Luciana Machado

  • NOTAS
    ADICIONALES
  • [1Não vamos nos referir aqui a outras correntes como os chamados “capitalistas de Estado” ou o atual MAS que sustentam que Cuba nunca foi um estado operário deformado.

    [2“O que se discute sobre a sucessão de Fidel?”, A. Iturbe, publicado em Luta Socialista N° 123, agosto 2006. Disponível em www.pstu.org.br

    [3Atualmente, a LIT teria que trocar Espanha e Canadá por Venezuela e China que são os principais sócios comerciais de Cuba.

    [4Idém. Estes mesmos conceitos são sustentados no artigo “Fidel Castro renuncia ã presidência de Cuba”, J. Choma, redação do Opinião Socialista, www.pstu.org.br

    [5“Confiamos no povo cubano”, Opinião Socialista número 329, março de 2008.

    [6Ver “Cuba: o que virá depois de Fidel?” M. Hernández, Marxismo Vivo N° 14, 2006.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)