FT-CI

Brasil: Exigir da CUT e da Força Sindical

Organizar uma greve nacional do funcionalismo público para derrotar os ataques do governo

11/06/2007

Há um processo de greves em vários estados do país, concentrados no funcionalismo público. Ibama, Incra, Minc, DataSus e mais de 30 universidades federais estão paradas em todo o país. Além dos federais, professores estaduais do Ceará, Acre, Bahia, entre outros, servidores do Maranhão, da Saúde em São Paulo, municipais em Fortaleza também estão em greve. Em São Paulo, contra os decretos de Serra, a greve das universidades estaduais se destaca por ter-se tornado uma referencia nacional. Em Santa Catarina, o movimento contra o aumento das passagens enfrenta a polícia pelo quarto dia consecutivo. No Paraná o governador acaba de baixar um decreto semelhante ao de Serra e pode despertar o movimento nas universidades estaduais.

Cada uma dessas greves levanta suas pautas específicas, mas todas se inserem num cenário de ataque contra os direitos dos trabalhadores e numa ofensiva da burguesia para aprofundar seu controle sobre as instituições e o caixa dos governos estaduais. O PAC1 do governo Lula congela salários dos servidores por anos, a fim de sobrar mais dinheiro no caixa para "investir" no bolso das empreiteras e das empresas. Os estados, endividados, buscam realizar o chamado "choque de gestão" e atacam o funcionalismo e usuários dos serviços públicos de educação, transporte e saúde, congelando salários, cortando verbas e direitos.

A resposta dos trabalhadores contra esses ataques, que deu seus primeiros sinais na greve de Alagoas no início do ano, agora se torna mais forte e tem a real possibilidade de unificar-se num movimento nacional de greves, capaz de derrotar os ataques do governo federal e dos governos estaduais.

O Papel traidor da CUT e a impotência da esquerda

Nesse novo processo de greves, o papel traidor da CUT já dá seus primeiros sinais. A Fasubra, por exemplo, entidade que reúne os sindicatos das universidades federais, dirige hoje uma das greves mais importantes do país. Na última reunião do seu comando de greve (sem qualquer participação da base) nenhuma discussão sobre ampliar a mobilização, nem uma palavra sobre unificar com a luta das estaduais paulistas e outras lutas pelo país. Toda a pauta da reunião foi marcada por tentativas de negociar saídas no congresso corrupto controlado pelas empreiteiras e de marcar uma reunião com Lula. Os burocratas rastejam pela atenção do governo e dos patrões e viram as costas para os trabalhadores em luta. No Sindicato dos metroviários de São Paulo, dirigido pelo PCdoB, a burocracia traiu a categoria adiando quatro vezes a greve para impedir a luta e negociar com a patronal nas costas dos trabalhadores. Em ambos os casos, a corrente C-Sol que faz parte do PSOL, tem um peso importante, ainda que minoritário nessas entidades, mas sua política não se diferencia em nada do PT/PCdoB.

Se não forem desmascarados, esses burocratas levarão as diversas greves que surgem a terminarem isoladas, com acordos parciais ou mesmo totalmente derrotadas. Para eles, no entanto, será uma vitória. Terão mais uma vez mostrado ao governo e aos patrões que são a melhor ferramenta para derrotar os trabalhadores.

Conlutas e a Intersindical: a responsabilidade em impulsionar a luta do funcionalismo

Nesse momento em que as diversas greves no funcionalismo podem se unificar num forte movimento nacional, a tarefa da Conlutas é unificar e coordenar as lutas (que até agora seguem dispersas) para estendê-las em nível nacional até derrotar os ataques de Lula e dos governos estaduais.

Em todos os estados a Conlutas deveria convocar, e exigir das demais centrais que impulsionem de forma unificada, plenárias de todos os setores do funcionalismo para preparar a greve nacional do funcionalismo. Em São Paulo por exemplo, o PSTU dirige o sindicato dos servidores federais e tem um peso importante na direção da Apeoesp (o mais sindicato da CUT) e poderia se apoiar na greve nas universidades e nessses sindicatos, para organizar a luta unificada de todo o funcionalismo. É preciso exigir, especialmente ã direção da CUT pela importância que ainda tem nesse setor, que coloque toda a estrutura da central para chamar e organizar uma greve nacional do funcionalismo contra o arrocho salarial presente no PAC e em outras medidas, pela incorporação de todas as gratificações ao salário base, contra as mudanças nas regras de aposentadoria, em defesa dos direitos de greve e organização sindical irrestritos e aumento de salários, incluindo também todas as pautas específicas de cada categoria. Essa greve, para derrotar os planos do governo federal e dos diversos governos estaduais, vai precisar conquistar a simpatia e se unificar com o conjunto dos trabalhadores e para isso deve levantar um programa para toda a classe, por salário, emprego, reforma agrária e direitos (ver quadro ao lado).

Até aqui, no entanto, a atuação do PSOL e do PSTU tem sido o oposto disso. Quando realizam atos em frente única, como nos dias 10 e 23 de abril, ou no 23 de maio, não fazem qualquer exigência pública ou proposta de iniciativas práticas para que a CUT e a Força Sindical mobilizem as grandes forças que têm. Dentro do movimento sindical se calaram frente ã traição da direção do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (PCdoB e corrente Sol do PSOL) que suspendeu a greve que poderia unificar as lutas em São Paulo. Em nível federal, na reunião da CondSef (que reúne todos os sindicatos de servidores federais), se negaram a aprovar a exigência ã CUT de organizar uma greve geral do funcionalismo no país.

Sem essa exigência firme e uma política audaz para organizar uma greve nacional do funcionalismo a partir das categorias que já estão em greve, tanto a Conlutas como a Intersindical vão permanecer na impotência para derrotar os ataques em curso, enquanto os burocratas freiam e traem, uma e outra vez, a luta dos trabalhadores.

Um programa para unificar o conjunto dos trabalhadores

É preciso que uma greve geral do funcionalismo levante para todos os trabalhadores, em busca da unidade classista, um programa que solucione os problemas mais imediatos e que seja uma arma de exigência contra a burocracia governista e patronal:

Contra a Emenda 3, a Super-Receita, o Super-Simples e o conjunto do PAC e demais decretos e leis dos governos estaduais e do federal que atacam os direitos dos trabalhadores! Fim da precarização, terceirização e informalização; efetivação dos precarizados e terceirizados, carteira assinada e direitos iguais para todos!

Emprego, salário e direitos para todos! Salário Mínimo do Dieese (R$ 1.600,00)! Diminuição da jornada de trabalho para 30 horas sem redução de salário! Reforma Agrária já com expropriação de todos os latifúndios, produtivos ou não, sob controle dos trabalhadores sem terra! Não ao pagamento das dívidas externa e interna, queremos dinheiro para saúde, educação, moradia e reforma agrária! Pela retirada de todas as tropas brasileiras do Haiti, nenhuma colaboração com os planos imperialistas dos EUA e da ONU!

Vários dos elementos desse programa já foram votados em diversos congressos dirigidos pela esquerda, país a fora. No entanto permanecem até hoje no papel, e agora que vivemos uma tendência de lutas operárias trata-se de colocá-lo na luta concreta.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)