FT-CI

Entre pressões patronais e manobras do ministério

Kraft- Terrabusi se reorganiza desde baixo

17/11/2009

Cerca de 250 trabalhadores, com o apoio de estudantes e organizações sociais e políticas, se mobilizaram junto ã Comissão Interna e marcharam até o Ministério do Trabalho bloqueando parcialmente a Av. L. Alem, levando a demanda da imediata reincorporarão de 8 novos companheiros demitidos e a discussão coletiva (não individual) do resto dos outros 53 demitidos. Cristian “Ronco” Abarza, delegado do setor demitido que foi parte da reunião, comentou: “apresentamos um documento denunciando a demissão dos 8 que estavam suspensos, e a situação dos que foram reincorporados, que continuam sem cobrar seus salários, já que a empresa desconta-lhes por supostos ‘danos’”.

A luta por trabalho

No momento da reunião, continua “o Ronco”, “o Ministério colocou que ‘tem duas situações distintas’, e que a eles lhes preocupam os suspensos que foram demitidos. Dissemos a eles que não existiam duas situações, que continuava o mesmo de 18/08 e que se tratava de uma situação apenas que implica em 53 demitidos e companheiros na rua. É um mesmo conflito, e a empresa descumpriu com a ata e devem discutir os 53 demitidos”.

A mobilização teve uma grande repercussão nos meios de comunicação e nessa quinta-feira, 12/11 deverão voltar. Na quinta-feira, aconteceram assembléias na fábrica para definir as ações para a próxima semana.

“A empresa nunca revisou o que prometeu revisar” -continua Cristian-. “Pelo Contrário, continua chamando companheiros de forma irregular, como há dois dias fizeram desde a municipalidade de Tigre, convocando quatro companheiros demitidos com a desculpa de que iam ver seus casos e quando chegaram, começaram a dizer-lhes que a empresa não ia reincorporar ninguém; que discutissem o dinheiro”.

“Não se meta em política”

Nesse marco, os trabalhadores comentam que uma agência de segurança está fazendo “inteligência”.

Pegaram telefones dos demitidos e de seus familiares e seguem pressionando para que entendam de “uma vez por todas; não vai voltar ã fábrica; não se envolva com política.”

Como complemento a política continua dentro da fábrica, e por fora, estende-se a perseguição aos que resistem e lutam por sua fonte de trabalho. E nas fileiras, denunciam a presença de “gente estranha desfarçada de trabalhadores; aos que ninguém reconhece, com pressões dos líderes e um latente estado de sítio”. Por isso, “quando vínhamos para o Ministério – conclui ‘o Ronco’- a polícia nos parou, com a desculpa de que iam nos escoltar. Não passaram nem um pequeno pedaço detidos”.

Boletines de fábrica

Com tudo, junto ás provocações patronais e policiais somam-se as da imprensa. O diário Clarín falseou os dizeres de Hermosilla e nomeou, maliciosamente em 09/11 “O delegado da Kraft contra os protestos na fábrica”. A nova Comissão Interna não assumiu para avalizar a ata nem para abandonar os demitidos. Por isso mesmo que na última segunda-feira, 9, lançaram seu primeiro número do Boletim da Comissão Interna (que colocamos nessas páginas).

A nova CI propõe trabalhar em conjunto a edição desses boletins de fábrica onde se expressam as distintas opiniões, para lutar pela reincorporação e as demandas postergadas. A unidade da fábrica e dos demitidos é fundamental. Propõe trabalhar em conjunto com o companheiro Bogado e a lista 2, pese a que esses e o PCR continuam com suas calúnias e inclusive infâmias como por exemplo, que a patronal favoreceu a lista de Hermosilla.

O método das assembléias e a eleição de dezenas de delegados nos últimos 3 turnos seguramente serão um fatos decisivo para aprofundar a democracia sindical e unir os trabalhadores sob um objetivo comum. No entanto, “lamentavelmente, ainda não tivemos resposta da lista de Bogado”, comenta Pablo “Tito” Guzman, delegado da CI do turno da noite.

Apagar e abrir nova conta? (os burocratas para trabalhar)

Como foi o recebimento da nova CI?, perguntamos: “a empresa nos recebeu lembrando-nos que os companheiros demitidos estão demitidos – conta “Tito”, delegado da CI-; e queriam ver outros temas como questões da fábrica e da produção e que apaguemos e abramos uma nova conta. Contestamos que isso nem pensar, e que vamos continuar lutando pela reincorporação dos 53 demitidos; os companheiros, ao contrário, nos receberam muito bem; melhor no turno da noite, mas também de manhã e de tarde, todos com as mesmas ganas de mudança”.

Nesse sentido, retoma “Tito”, “vamos lutar pelo Corpo de Delegados por setor, e fazer com que os 30 da lista Verde de Rodolfo Daer voltem a trabalhar e voltem à linha, que é onde devem estar, e não conspirando e dividindo os trabalhadores”.

O Corpo de Delegados por setor é chave

Javier “Poke” Hermosilla, delegado da CI, tem uma impressão parecida: “receberam-nos bem, com muitas expectativas. Existem preocupações e muitos vêem a necessidade de nos organizarmos seriamente, por isso temos a idéia de reorganizar a fábrica através do Corpo de Delegados por setor, o que é chave para frear o despotismo patronal”.

“Mesmo assim” – continua Poke- “vemos que a empresa continua aumentando os ritmos de produção e estão mecanizando setores da fábrica. Ao mesmo tempo, continua aplicando o regulamento de trabalho que pretendeu fazer valer e ninguém o cumpriu, aplicando-o de fato com menos trabalhadores nas linhas. É uma batalha que vamos dando dia-a-dia. Esses objetivos da empresa não mudaram e sua idéia é aumentar os ritmos de produção com menos trabalhadores”.

A jornada termina no Ministério e os trabalhadores voltam ã Zona Norte. Acabam de começar os primeiros passos com sua nova Comissão Interna que é encabeçada pelo companheiro Javier “Poke” Hermosilla, que por uma margem pequena (??) ganhou da lista de Ramón Bogado.

O grande perdedor, o burocrata R. Daer que teve 20% dos votos, conspira nas sombras. Apesar disso, 80% votou contra o sindicato e apoio aos membros da Comissão Interna que encabeçaram a grande luta. Um bom sinal de que terá que avançar e estar a sua altura; não há espaço para misérias. A derrota foi parcial e pode-se recuperar a iniciativa; todavia, há 53 famílias que resistem e necessitam de uma frente única classista para recuperar seu trabalho.

Tem-se que multiplicar as iniciativas como a do Centro de Estudantes de Ciencias Sociais da UBA que organizou uma festa de apoio aos operários da Kraft e aportou ao fundo de greve com os $5.073 arrecadados. Temos que continuar impulsionando o fundo de greve para defender os companheiros demitidos.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)