FT-CI

II CONGRESSO DO PT DA BOlà VIA

Importante debate de estratégias e programa

03/07/2013

Nos últimos dias 28 e 29 de junho na cidade de Oruro ocorreu o segundo congresso do Partido dos Trabalhadores impulsionado pelos sindicatos e federações sindicais, com o objetivo de eleger a direção Nacional e rediscutir os documentos que serão apresentados ã corte eleitoral plurinacional. Participaram aproximadamente 300 delegados, a maior parte mineiros, os quais ratificaram os documentos aprovados em Huanuni, e se nomeou a nova direção transitória que sobre a base da Comissão Política eleita no congresso de Huanuni, incorporou 9 companheiros, entre eles Jaime Solares da COB e como presidente da nova direção o companheiro Mario Martínez de Huanuni.

Um ponto de inflexão no desenvolvimento do partido

Depois do congresso fundacional em Huanuni no mês de março, com a presença de 1300 delegados e a aprovação do documento político do partido, chegamos a este segundo congresso do partido, constatando que nesse tempo pouco ou nada se tem avançado e o partido se encontra estancado. Prova dessa situação é que a Comissão Política do PT não foi capaz de garantir a presença das organizações e delegados que assistiram ao primeiro congresso.

Já nas semanas prévias ao segundo congresso se fizeram sentir diversas críticas ã gestão de Guido Mitma e Gonzalo Rodríguez por seu silencio durante as duas semanas do conflito, e ainda pior, depois da feroz repressão de Caihuasi e o processamento de Vladimir Rodríguez executivo da COD Oruro e Gloria Oblitas também do mesmo organismo. A Comissão Política durante três meses se dedicou ã redação de um novo documento que com o argumento de “facilitar a inscrição na Corte Eleitoral”, preparava a negação do documento de Huanuni com os postulados abertamente reformistas e pró-burgueses, que pretenderam fazer aprovar neste segundo congresso.

Nessa tentativa de substituir os documentos de Huanuni, a comissão presidida por Mitma e Rodríguez não se privaram de levar adiante ataques francamente reacionários e de direita, contra “os estrangeiros” da IV Internacional e os “grupelhos” trotskistas. Contudo, depois de várias horas de discussão, o conjunto dos trabalhadores presentes decidiram e votaram por ratificar o conteúdo e os postulados do documento de Huanuni, e consideram o documento apresentado por Mitma e Rodriguez como “aportes” e “complementos”para se incorporar ao documento base de Huanuni e não para substitui-lo como pretendiam esses reformistas. A aceitação da renuncia de Guido Mitma ao termino do congresso, e a incorporação de Solares e de Mario Martínez, reconhecido lutador revolucionário mineiro, é a mostra da derrota política no congresso abrindo a partir desse, um novo rumo para a construção do partido.

Dois programas e estratégias em jogo

Este congresso reeditou o discutido e disputado em Huanuni, isto é, sobre qual é o caráter do partido a se construir. Um importante setor da burocracia sindical se empenha em excluir os revolucionários e a esquerda dos organismos do PT, pondo em risco com esta atitude a existência do partido, como se mostrou na importante redução de delegados, tentando construir sobre esta base um partido essencialmente eleitoral, programaticamente reformista e a serviço de levar adiante acordos e pactos com o setor dissidente do MAS como Rebeca Delgado, Almaraz e outros. Para este fim, necessitam diluir a existência do documento de Huanuni, limitar ou inclusive evitar a participação de trabalhadores de base que vem girando ã esquerda como subproduto da luta de maio e da experiência de 6 anos com o reformismo governamental e excluir as tendências socialistas e revolucionárias. O documento apresentado pela CP neste congresso é um documento que elimina as referencia à luta de classes, ã estratégia socialista e do poder operário e campesino, assim como toda formulação anti-imperialista como é a nacionalização sem indenização das transnacionais e sob controle operário coletivo entre outras, ideias formuladas no documento de Huanuni. Os trabalhadores por unanimidade decidiram ratificar o documento Huanuni dando uma derrota parcial ã burocracia e ao reformismo.

A LOR-CI e a luta contra o reformismo

Nesse marco, com a redução de delegados e as persistentes tentativas de boicotar o desenvolvimento do congresso, no qual inclusive estiveram ausentes a totalidade do CEN da COB, com exceção de Solares, para além de importantes setores comprometidos com o PT como são os trabalhadores da saúde publica ou o magistério urbano nacional, onde tanto o estalinista PCB como o POR coincidiram em esconder das bases os documentos e as convocatórias, nossa organização, a LOR-CI, levantou resoluções que permitiram superar esta situação e dotar o nascente PT de uma perspectiva de desenvolvimento antagônica ã burocracia.

Neste marco foi chave a luta contra o documento Mitma-Rodríguez, defendendo e fazendo respeitar o documento de Huanuni. Posteriormente, levantamos a necessidade de levar adiante uma importante campanha pela retirada dos processos contra os companheiros de Huanuni e contra a perseguição política contra os revolucionários que impulsionamos o PT, como é o caso da companheira María Eugenia Guerrero, suspendida da COD Cochabamba de forma arbitrária e ilegal pelos reformistas amigos de Rodríguez.

Frente ã derrota política sofrida por esse setor ao se aprovar a ratificação dos postulados de Huanuni, os setores mais reformistas ameaçavam retirar-se e esvaziar de conteúdo o PT. Nesse marco desde nossa organização e compreendendo que não é suficiente derrotar estes reformistas nas alturas do congresso e de que é necessário desmascará-los e derrota-los em cada fábrica, oficinas onde tenham influencia, é que propusemos a necessidade de fusionar as duas comissões políticas, isto é, a primeira comissão presidida por Solares e que organizou o primeiro congresso de Huanuni com 1300 delegados e a comissão presidida por Mitma que organizou o segundo congresso com 300 delegados, de maneira tal a impedir, mediante esta resolução, o abandono de vários sindicatos do PT e começar a levar adiante uma luta política que possa ser compreendida pelo conjunto das bases operarias, em particular aquelas que ainda confiam em dirigentes reformistas como Céspedes ou Rodríguez. Ainda que não tenha se levado de fato essa moção, e se manteve a comissão política “reformista”, a renúncia de Mitma e a incorporação de Martínez na presidência da direção e Solares como membro pleno, colocam a possibilidade de que o PT retome seu caminho ascendente, saia da clandestinidade a que o reduziram e se agudize a luta por um partido dos trabalhadores que busque uma saída revolucionária. Impulsionar os comitês de base do PT, o inicio de uma grande campanha de difusão sobre os postulados de Huanuni e o início da legalização partidária, até um congresso final que deverá levar a cabo em Cochabamba ao final de agosto serão as tarefas chave da direção presidida por Martínez.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)