FT-CI

América Latina

Fora o imperialismo ianque da Nicarágua

27/11/2008

Fora o imperialismo ianque da Nicarágua

No dia 9 de novembro terminaram as eleições municipais na Nicarágua. O resultado foi bem favorável ao partido do governo, a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) que segundo os últimos dados disponíveis, conseguiu ganhar pelo menos 101 municípios dos 146 existentes em toda a Nicarágua, [1] com um Partido Liberal Constitucionalista (PLC) que obteve aproximadamente 31 governos locais. Desde antes das eleições, a oposição burguesa encabeçada pelo PLC vinha anunciando não reconhecer os resultados se a FSLN ganhasse a disputa eleitoral na maior parte dos municípios, especialmente em Manágua, de crucial importância em termos político-eleitorais. Mas o que era uma ameaça se fez realidade quando Montealegre declarou nulos os resultados emitidos pelo tribunal eleitoral, desembocando durante praticamente toda semana em importantes enfrentamentos entre seus simpatizantes e os simpatizantes da FSLN de Daniel Ortega Saavedra. Os principais choques entre os grupos de ambos os bandos se deram nas cidades de Manágua e de Matagalpa, com alguns incidentes em outras localidades, gerando além de dezenas de feridos, a soma de dois mortos. Para o dia16 de novembro, Montealegre convocou as duas novas grandes manifestações, principalmente em Manágua e outra na província de León. [2]

Nesse cenário não ficou sozinho Eduardo Montealegre, que vem sendo apoiado fielmente por José Miguel Insulza, o Secretário Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), a embaixada ianque na Nicarágua e a igreja católica. Por sua vez, Daniel Ortega tampouco ficou sozinho, vêm sendo apoiado pelo governo nacionalista burguês de Hugo Chávez, pelos integrantes da ALBA e pelo Grupo do Rio.

Os socialistas revolucionários frente ã crise na Nicarágua

Apesar de não darmos o menor respaldo ou apoio ao governo de Daniel Ortega na Nicarágua, rechaçamos categoricamente a ingerência do imperialismo norte-americano nesse país da América Central. Acontece que ainda que o imperialismo tenha mantido aparentemente um baixo perfil político, em 12 de novembro Eduardo Montealegre reuniu-se com Robert Callahan, o embaixador dos Estados Unidos na Nicarágua e “entregou-lhe uma cópia eletrônica das 977 atas (...) que não concordam com os resultados apresentados pelo Conselho Superior Eleitoral” [3]. Sem dúvida, a embaixada norte-americana tem a missão de intervir no país, buscando desestabilizá-lo e fazer contraposição ás cada vez mais profundas relações que Daniel Ortega vem estabelecendo com Hugo Chávez e seu bloco político. O imperialismo norte-americano sabe que não pode continuar permitindo um debilitamento nem na região latino-americana nem na da América Central e subterraneamente vem alentando a desestabilização e distintos golpes violentos eminentemente reacionários, como o que vem fazendo a Bolívia com os departamentos direitistas da Meia Lua e em algumas conjunturas na Venezuela.

Mas ao mesmo tempo em que rechaçamos categoricamente a ingerência do imperialismo norte-americano, chamamos aos trabalhadores nicaragüenses a organizarem-se e lutarem com uma política completamente independente da Frente Sandinista e da oposição burguesa ligada mais diretamente com o imperialismo como é o PLC. Também acreditamos que se deve manter total independência de outras frações vinculadas ã tradição sandinista como o Movimento de Renovação Sandinista (MRS) que sob o pretexto de manter limpo o regime democrático e a tradição sandinista, vem alinhando-se com o PLC em sua acusação de fraude contra a FSLN, colocando-se atrás da burguesia e do imperialismo norte-americano que dá respaldo a Montealegre.

Contra o programa burguês de reformas de Ortega e da FSLN: por um programa operário e socialista que responda ás necessidades dos trabalhadores nicaragüenses

Ainda que milhões de trabalhadores nicaragüenses se sintam iludidos com a FSLN e Daniel Ortega, o certo é que esse partido e sua direção representam os interesses dos capitalistas. Em um plano histórico, nem a Frente Sandinista nem Ortega cumpriram com as necessidades históricas mais sentidas pelas massas durante seu primeiro governo na década de 80, instaurado logo depois da queda da ditadura de Somoza: nunca expropriaram ã burguesia, nunca nacionalizaram o comércio exterior, e tampouco fizeram uma reforma agrária radical que respondesse ã demanda de terra dos camponeses pobres. Sob o pretexto de “não ser outra Cuba” tal e como recomendava o próprio Fidel Castro, a direção da FSLN se encarregou de congelar e estrangular a revolução nicaragüense convertendo a Nicarágua no cenário de uma economia morna e fraca de capitalismo misto, que terminou beneficiando ás mais abastadas famílias da burguesia, como os Pelas, que acumularam quantias enormes de capital ã custa da exploração “a toque de caixa” sobre os trabalhadores nicaragüenses, que sofriam as maiores privações em nome da “revolução”.

Na última fase, o partido de Ortega constituiu uma peça chave para que o imperialismo norte-americano pudesse avançar com o TLC nessa nação, e a FSLN votou a quatro mãos no parlamento a aprovação do TLC. Hoje, a FSLN e Ortega apesar de fingirem-se de anti-neoliberal e “socialista” nem sequer são capazes de pôr abaixo o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos que eles mesmos facilitaram; dando continuidade ã exploração e ao saque que o imperialismo norte-americano protagoniza na Nicarágua.

Para arrematar, a FSLN na voz de Ortega, disse que não faria “mudanças dramáticas” na economia durante seu governo, ou seja, que não tocará na propriedade privada dos grandes empresários, proprietários de terras e exploradores; mas sim, administrará o Estado para a burguesia nacional e o imperialismo. Nesse último caso, o governo de Daniel Ortega continua pagando a dívida externa e mantendo todos os pactos de entrega com o imperialismo.

A FSLN já teve seu teste e não passou, reprovou. É por isso que o que corresponde é uma saída operária e socialista aos grandes problemas nacionais da Nicarágua: reforma agrária para dar terra a todos os companheiros pobres, expropriação das grandes indústrias e meios de produção, estatização sob controle dos trabalhadores do sistema bancário e de crédito, monopólio do comércio exterior e construção de uma economia planificada. Todas essas medidas nacionais, completadas com a instauração de um governo operário e do povo pobre na Nicarágua, que lute pela construção dos Estados Unidos Operários e Socialistas na América Latina e Central, contra o calote da ALBA ou dos Grupos de Rio; que não são mais que variantes de distintos burgueses acomodados, com a particularidade de que se chamam “nacionalistas”, patrióticos ou “bolivarianos”.

A direita pró-imperialista debruça a cabeça com ímpeto

Apesar de que a FSLN conseguiu uma vitória eleitoral folgada sobre o PLC, inclusive passando de mais ou menos 87 municipalidades na Nicarágua a 101; o que não se pode negar é o desdobramento das distintas ações da direita pró-imperialista representada pelo partido de Eduardo Montealegre, e um ascenso importante na atividade de inúmeros setores que se encontram descontentes com a política de Daniel Ortega.
Nos primeiros meses do ano aconteceram numerosas mobilizações na Nicarágua, que frente a ilusão de amplos setores das massas na FSLN permitiram ã direita tomar bandeiras democráticas e reivindicativas muito importantes, como por exemplo, a luta contra a carestia de vida e o rechaço ao pacto Ortega-Alemán.

Apenas em 27 de junho se deu uma mobilização massiva em Manágua na qual os eixos eram o rechaço ao pacto entre Daniel Ortega e Arnoldo Alemán assim como o repúdio ao aumento desenfreado do custo de vida. Nessas mobilizações havia não só a oposição burguesa do PLC encabeçado por Montealegre como também estava envolvido o MRS e outras forças secundárias de oposição ao governo. O que é visível é que a direita pró-imperialista trata de tirar vantagem da desilusão de um importante setor da massa com o governo, para tentar capitalizar a mobilização para os interesses de um dos bandos da burguesia. Por outro lado, a passividade de Ortega frente ã propriedade privada, frente ao imperialismo, e o tratamento privilegiado que dá aos grandes proprietários de terra, tem arrebatado ainda mais ã direita.

Os revolucionários da LRS e da FT acreditamos que só se pode enfrentar a direita e o imperialismo atacando suas bases materiais de apoio: expropriando as grandes indústrias, estatizando o sistema bancário sob controle dos trabalhadores, nacionalizando o comércio exterior, planificando a economia e criando organismos de tipo soviético como conselhos operários que se encaminhem à luta por uma verdadeira mudança, revolucionária e socialista na Nicarágua.

  • TAGS
  • NOTAS
    ADICIONALES
  • [1Mariana Peña. "Frente Sandinista ganhou em 101 dos 146 municípios na Nicaragua." La Voz del Sandinismo. Domingo 16 de novembro de 2008.

    [2A última hora circulam informes de que a direção do PLC cancelou sua marcha programada para domingo, dia 16, na cidade de Leon. Isso depois que simpatizantes da FSLN armados de lança-morteiros, pedras e paus protagonizaram violentos enfrentamentos com alguns simpatizantes do PLC, e depois que a polícia vinculada ao governo assegurou que ia controlar os que se manifestassem. Pelo jeito, a casa de campanha do PLC em Leon está sitiada por simpatizantes do governo.

    [3Ary Pantoja. "Montealegre se reúne com embaixador dos Estados Unidos." El Nuevo Diario. Nicarágua. 12 de novembro de 2008.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)