FT-CI

Economia

Crescimento sustentado... no aumento da exploração e da precarização

27/03/2008

A divulgação dos números do crescimento econômico é o pretexto para que o governo e a grande mídia difundam suas mentiras sobre crescimento sustentado e distribuição de renda.

A divulgação pelo IBGE dos dados relativos ao crescimento da economia brasileira em 2007 trouxe ao país uma nova onda de otimismo e ofuscou as dificuldades que o governo Lula enfrenta no Congresso Nacional. Com o crescimento de 5,4%, menor somente que em 2004, quando o PIB cresceu 5,7%, até mesmo os setores críticos ao governo Lula comemoraram os números apresentados pelo IBGE. Isso por que houve crescimento em todos os ramos da economia: agropecuária, serviços e indústria. A criação de empregos com carteira assinada foi recorde. Os investimentos tiveram um crescimento que não se via desde 1996.

Ao contrário do que aconteceu em 2004, quando o crescimento foi puxado fundamentalmente pelas exportações, em 2007 o crescimento foi puxado principalmente pelo consumo das famílias. Esse dado é o que fundamenta o discurso quase único do noticiário econômico nestes dias de otimismo, de que estamos entrando numa fase de crescimento sustentado, com maior distribuição de renda. Nesse artigo tentaremos demonstrar mais uma vez, à luz das novas informações, como esse discurso do governo Lula de crescimento sustentado e maior distribuição de renda é falso e serve apenas para iludir os trabalhadores e impedir que se desenvolvam lutas que possam colocar em questão os lucros recordes obtidos pelas grandes empresas nacionais e multinacionais.

Lucros Vs. Salário

Se o crescimento da economia foi amplamente divulgado, menos noticiado foi o crescimento do lucro das grandes empresas. O lucro de 65 empresas listadas na Bolsa de Valores cresceu em média 35%. A rentabilidade das empresas foi de 16,6%, superior ã dos EUA. Chegou a cerca de 30% em metalurgia, siderurgia, petróleo e mineração, em função da alta de preços no mercado internacional e também por que esses aumentos de ganhos não foram repassados aos salários. Não é a toa que eles, os patrões, seus políticos e a sua mídia, estão comemorando tanto.

Já os trabalhadores têm menos motivos para comemorar. A maioria das negociações coletivas listadas pelo Icv-Dieese não passou de 6% de aumento, para uma inflação oficial de 4%, e o aumento do salário mínimo foi de 9%, enquanto a inflação dos alimentos passou de 12%, com destaque para o feijão (138%), batata (72%), leite (mais de 20%) e carnes (20%). Por trás dos índices oficiais de inflação, o que existe é um ataque real ao salário dos trabalhadores, em especial à queles que ganham os piores salários e gastam a maior parte dele com a alimentação. A comparação entre o aumento da massa salarial, 3.5% e o aumento do PIB, 5.4%, é uma indicação de que os lucros mais uma vez ganharam espaço sobre os salários. Mesmo com a queda do desemprego e com um pequeno aumento da media salarial em relação a 2006, a tendência dos salários foi de seguir perdendo espaço para os lucros. Durante o governo FHC, a participação dos salários na renda nacional passou de 35,9% da renda nacional em 1993 e foi de apenas 25,7% em 2003. Mesmo com a queda do desemprego e com um pequeno aumento da media salarial em relação a 2006, a tendência dos salários foi de seguir perdendo espaço para os lucros.

Em 2007, foram gerados 1,6 milhão empregos formais, com um crescimento de 3% nos postos de trabalho. No entanto, apesar do crescimento durar já quatro anos, e apesar da maioria dos reajustes ter alcançado a inflação oficial, não foi recuperado sequer o nível salarial de 2002. 90% dos empregos criados no governo Lula pagam abaixo de dois salários mínimos. É assim que os capitalistas andam tendo lucros fabulosos.

O consumo se apóia num maior endividamento das famílias

Todas as analises econômicas da burguesia concordam em apontar o consumo como o grande impulsionador do crescimento em 2007, pois a despesa de consumo das famílias teve alta de 6,5% no período, superior ao crescimento da economia. O Bolsa Família, os pequenos aumentos do salário mínimo, o crescimento dos postos de trabalho, tudo isso colaborou para o crescimento do consumo. Mas o principal responsável por esse aumento, sem desconsiderar esses fatores, foi o crescimento de 28,8% no crédito, motorizado pela redução dos juros principalmente dos empréstimos descontados em folha e nos grandes prazos de financiamento. Isto é, em grande media o consumo que motorizou a economia veio de um aumento do endividamento e não da distribuição de renda, que não existiu.
Até quando isso vai durar?

Bolsa Família Vs. Juros da Divida

Outra mostra importante da concentração de renda que o governo Lula promove, vem também de um dado que não aparece nos noticiários e muito menos nos discursos do presidente. Em 2007, a arrecadação do governo federal aumentou 11,%, o que significa um aumento de cerca de 61 bilhões de reais. Só o aumento da arrecadação é mais de 6 vezes superior aos gastos com o bolsa família, cerca de 9 bilhões. No entanto, se o dinheiro do bolsa família não passou de 9 bilhões, o dinheiro pago em juros da divida publica foi de 237 BILHÕES. Somados os gastos em saúde, educação e reforma agrária e bolsa família, não chega a um terço do que foi pago de divida publica, que vai para o bolso de banqueiros e empresários milionários. Um escândalo, camuflado pelo governo Lula com as belas palavras de “desenvolvimento sustentado com distribuição de renda”.

Organizar uma campanha contra a precarização do trabalho e pelo salário mínimo do Dieese

Chamamos a Conlutas, a Intersindical e todos os sindicatos combativos e anti-governistas do país, a se unificarem na luta contra a precarização e terceirização, reivindicando o fim do trabalho informal que atinge metade dos trabalhadores, reivindicando igual trabalho e igual salário, assim como a incorporação de todos os terceirizados ao quadro efetivos das empresas.

Para combater a deterioração do salário real, temos que exigir aumentos salariais automáticos de acordo com o aumento do custo de vida, não do índice oficial do governo, mas do aumento real do custo de vida. Por isso os sindicatos deveriam organizar comitês de trabalhadores e consumidores, para organizar um controle efetivo dos preços daqueles produtos que mais afetam a renda dos trabalhadores.

Como parte dessa luta em defesa dos salários e do nível de vida, é fundamental o lançamento imediato de uma campanha nacional unificada por um salário mínimo que atenda as necessidades de uma família, que segundo o Dieese é de 1.900 reais. Essas campanhas fundamentais pra unificar as fileiras da classe operária, combatendo a divisão entre trabalhadores de “2ª classe” e trabalhadores de “1ª classe”.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)