FT-CI

GREVE MINEIRA NA áFRICA DO SUL

Após seis meses de luta, vence a greve dos mineiros da África do Sul

26/06/2014

Após seis meses de luta, vence a greve dos mineiros da África do Sul

Na segunda-feira 23 de junho, J. Mathunjwa, presidente da AMCU (Associação de Mineiros e Sindicato da Construção, segundo sigla em inglês) anunciava a assinatura do acordo salarial que colocava fim ã greve mais longa do mineiros do cordão da platina na África do Sul. Quase 6 meses de paralisação foram necessários para que os trabalhadores dobrassem as patronais multinacionais das 3 principais minas (Lonmin, Anglo American Platinum e Impala Platinum) e conseguissem que o aumento salarial dos mineiros chegasse a 12.500 rand (aproximadamente 1.200 dólares) mediante aumentos mensais durante os próximos 3 anos. Desde o governo e setores empresariais, a vitória dos mineiros foi tomada com preocupação frente a possibilidade de que o exemplo de luta se estenda a outros setores de trabalhadores no país.

A greve de mais de 70.000 mineiros das principais minas de platina foi uma dura queda de braço entre os trabalhadores e as três multinacionais que extraem a platina na África do Sul, que buscavam fazer os trabalhadores pagarem pelas perdas produzidas pela redução nas exportações e dessa maneira manter seus fabulosos lucros. Durante os meses de greve os trabalhadores tiveram que enfrentar uma nefasta aliança entre a patronal imperialista, os representantes do governo do CNA (Congresso Nacional Africano que governa desde a queda do Apartheid) e setores da burocracia sindical, que em alguns casos organizaram diretamente grupos de fura-greve. Enquanto o presidente J. Zuma encabeçava a campanha do CNA para conseguir sua eleição, sob o slogan “Temos uma boa história pra contar”, os mineiros enfrentavam os bate-paus da burocracia sindical, realizavam piquetes contra os fura-greve enviados pela patronal e a burocracia sindical, e tentavam sobreviver, já que cada dia de greve era um dia a menos de salário. O ataque patronal foi tão duro que, como se a falta de pagamento do salário não bastasse, as empresas chegaram a cortar a ajuda médica (principalmente com medicamentos contra o HIV para os mineiros e suas famílias) e social que recebem os trabalhadores.

A greve foi atacada várias vezes pelos porta-vozes do governo e dos empresários, que acusavam os trabalhadores de atentar contra a economia sulafricana. A greve afetou 40% da produção mundial de platina e 60% da produção anual da África do Sul, de mais de 110 toneladas. A paralisação dos 70.000 trabalhadores da AMCU custou aos empresários mais de 2 bilhões de dólares.

As profundas razões da combatividade operária

A histórica greve dos mineiros não se explica somente pela justa reivindicação salarial. Os trabalhadores têm que deixar sua vida em condições precarizadas de trabalho nas minas para extrair o material que proporciona grandes lucros ás empresas, já que a platina é utilizada para os discos rígidos (HDs) de computadores, tablets ou cabos de fibra ótica para citar produtos de uso cotidiano. Em troca recebem um salário que dá apenas para manter sua família e têm de viver nos bairros montados pelas empresas nos arredores da mina com precárias condições sanitárias.

Para os mineiros e suas famílias, como para milhões de trabalhadores e para o povo pobre do país, as promessas de igualdade e melhoria social e econômica que traria o fim do Apartheid nunca chegaram. Enquanto isso, veem como os dirigentes e funcionários do governo da Tripla Aliança (CNA, Partido Comunista e a Central Sindical COSATU) se transformaram em milionários após se tornarem representantes dos interesses dos empresários e multinacionais.

Nos últimos anos os trabalhadores sulafricanos vêm protagonizando importantes greves em diferentes setores, mas não é coincidência que sejam os mineiros um dos setores mais combativos. Os trabalhadores que protagonizaram esta greve histórica são os mesmos que em 2012 protagonizaram a greve que foi brutalmente reprimida pelo governo do CNA e que deixou 34 mortos em Marikana que, como denunciaram organizações sociais e de direitos humanos, lembrou os tempos do Apartheid. A greve mineira se transformou, para os trabalhadores, em uma luta por conquistar seus direitos.

O impacto da greve

A vitória dos mineiros significou um grande golpe a favor dos trabalhadores no momento em que o governo prepara um plano de arrocho e flexibilização trabalhista como resposta ã desaceleração da economia sulafricana. O governo de J. Zuma esperava terminar a campanha eleitoral e conseguir estender seu mandato por um novo período, para começar a aplicar as reformas que vêm pedindo o FMI e as principais empresas multinacionais. Parte deste plano era manter os aumentos salariais abaixo da inflação que ronda os 11%.

O triunfo da greve demonstrou que a conquista do mais mínimo direito (no caso dos mineiros, um salário digno) está baseada na luta dos trabalhadores e do povo pobre, justo no momento em que a histórica direção política da maioria negra na África do Sul, o CNA, se encontra questionado por favorecer os empresários e poderosos enquanto milhões vivem na pobreza, mais de 25% não tem trabalho (número ainda maior entre os mais jovens) e não têm condições dignas nem de saúde nem de educação.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)