FT-CI

Aprovação do matrimônio igualitário na Argentina

“É hora de acabar com as mentiras, a hipocrisia, o obscurantismo”

17/07/2010

Depois de uma longa jornada de debate no Senado, que começou perto do meio dia de quarta-feira e terminou na madrugada do dia seguinte, foi aprovada a lei do matrimônio igualitário. Conversamos com Andrea D´Atri, dirigente nacional do PTS que impulsiona a agrupação de mulheres Pan y Rosas na Argentina, que participou intensamente na campanha a favor deste direito.

Que significado tem a aprovação desta lei?

AD: É o resultado de uma longa luta do movimento de gays, lésbicas, travestis e transexuais, como também de diversas organizações sociais e políticas que acompanhamos permanentemente a reivindicação de igualdade de direitos. Mas significa também um primeiro passo muito importante que pode nos permitir avançar em outros direitos e liberdades democráticas, como o direito ao aborto ou a separação da Igreja e do Estado.

Justamente, a Igreja montou uma campanha ultra-relacionaria, falando de “guerra santa”. Qual a sua opinião a respeito?

AD: A Igreja, sempre que está frente a possibilidade de perder algo de sua nefasta e reacionária influencia, trava batalha. Fizeram isso quando se tratou da lei do divórcio e agora seu inimigo é a comunidade homossexual. Mas também condenaram Galileu por dizer que a terra girava! Mesmo condenado, lhes disse: “Eppur si muove” (“entretanto, gira”). Hoje, 70% da população se manifestou a favor do casamento igualitário. Isso quer dizer que ainda que a Igreja não queira, isto é um direito conquistado.

Nesta ocasião, idealizaram uma estratégia para atacar o direito ao matrimônio igualitário, se baseando na falácia de que a família só é verdadeira se tem “uma mamãe e um papai”. Mas na Argentina, quase 30% dos lares são sustentados por mães solteiras. E estes, o que são? Também diziam que não se sabia o que poderia acontecer com crianças criadas por duas mães ou dois pais. É certo que as pessoas homossexuais são filhos de uma mãe e um pai heterossexuais. E a Igreja pretende por acaso proibir o casamento tradicional para que não sigam tendo filhos “desviados do plano de deus?” É verdadeiramente ridículo. Nas famílias que eles chamam de “normais”, não são poucas as mulheres vítimas de violência machista, ou as meninas e meninos que são abusados e violentados pelos seus próprios pais.

A Igreja mostra novamente a profunda hipocrisia que a corrói: ontem iniciou um julgamento canônico contra o padre de Córdoba que apóia o casamento gay, enquanto cobre centenas de padres pedófilos e abusadores com seu manto de impunidade. Foi iniciado um julgamento canônico ao padre Grassi depois que foi condenado por abuso de menores? A Igreja separou de suas fileiras o padre Von Wernich que ouvia confissões dos detidos-desaparecidos que eram torturados pelo genocida Camps na ditadura? Não, não fez isso. Por isso é hora de acabar com mentiras, hipocrisia, obscurantismo… Precisamos avançar na separação da Igreja e do Estado, porque os padres levam a frente sua cruzada de ódio, enquanto recebem subsídios milionários que pagamos todos os trabalhadores com os impostos. Se você é gay ou heterossexual, católico, judeu ou ateu, não importa; com os impostos estamos pagando salários de mais de 10 mil pesos aos bispos, subsídios a escolas católicas e mais um monte de coisas. Desde que me lembro, os aposentados reivindicam 82% “movil” [1] e, no entanto, o Estado que diz que não pode pagar essas aposentadorias, para aposentadorias aos padres que nunca trabalharam!

Por isso, voltando ao que te dizia antes, o matrimônio igualitário é um grande passo a frente que não deve parar aí, mas tem que servir para ir além.

A Igreja tentou montar uma provocação no ato a favor do matrimônio igualitário, enquanto era pautada a lei no Senado…

AD: Sim, mas fracassaram. Prenderam uma bandeira na própria grade do Congresso, que dizia “Nem adoção, nem união, só HOMEM e MULHER” e uns trinta começaram a rezar o rosário em uma provocação aberta contra milhares de pessoas que se encontravam ali manifestando seu apoio à lei. Finalmente, com um grupo de jovens gays, as companheiras do Pan y Rosas, militantes de partidos de esquerda e ativistas do movimento LGBTT e com gritos e consignas, conseguimos fazer com que eles se retirassem. Eles fugiram atrás de um cordão policial.

Mas a Igreja conseguiu polarizar a discussão sobre o matrimônio igualitário, colocando o governo como inimigo...

AD: Sim, uma falsa polarização, porque o projeto de lei veio dos blocos de centro-esquerda e foi consensuado pelo movimento LGBTT. O governo se negou a dar quorum em Deputados em duas oportunidades e, além disso, sob a figura da “liberdade de consciência”, tentou ocultar que, em suas fileiras, há dezenas de deputados e senadores clericais e direitistas que estão contra os direitos de gays e lésbicas. A polarização que Bergoglio incitou, acabou favorecendo o kirchnerismo, que pretendia tirar proveito político do projeto. A oposição se deu conta de que o governo poderia sair fortalecido caso se aprovasse a lei e, então, insistiu em remarcar que tinha um corte transversal em todos os blocos, onde todos tinham senadores a favor e contra.

No entanto, entre quem sempre se manifestou contrario ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, desta vez houve uma proposta que chamaram de “intermediária”, de união civil. Qual a sua opinião sobre essa alternativa?

AD: Não é nenhuma alternativa. Se tratava de um projeto de direitos especiais para uma comunidade a qual se considera “diferente da norma”. Em síntese: uma lei baseada na discriminação. Eu comentava ao jornalista do Crônica TV que me entrevistou durante o fechamento da rua que realizamos com o Pan y Rosas: “é como se disséssemos que a educação pública é para toda a população, exceto para os filhos de imigrantes, então a essas crianças vamos dar escolas que se chamem de outra forma...por quê?”. A consigna que o movimento LGBTT adotou foi: “O mesmo direito, com o mesmo nome”. Assim deve ser.

Por outro lado, a união civil que propunha a ultra-reacionária senadora Liliana Negre, impedia o direito ã adoção e incluía a possibilidade de “objeção de consciência” para os funcionários do Estado de quem dependesse essa união. O que significa isso? Que se um juiz considera que vai contra seus princípios morais ou religiosos unir homossexuais civilmente, poderia não fazê-lo. Quer dizer, o permitia infringir a própria lei!

Com relação ã adoção, os argumentos medievais se chocam com a realidade, porque na Argentina, qualquer pessoa solteira pode adotar individualmente, sem necessidade de dizer qual é sua orientação sexual. O que permitiria essa lei do matrimônio é que os casais possam adotar, assumindo ambos os integrantes do casal, os deveres com relação a criança. Isso permitiria que, em caso de falecimento do cônjuge adotante ou no caso de divórcio, o outro cônjuge deve se responsabilizar pela criança adotada. Aos fundamentalistas católicos que andam vociferando sobre os direitos das crianças, há que dizer que essa lei amplia seus direitos, e não o contrário.

Finalmente, a pesar de ter conseguido metade dos votos favoráveis dos Deputados, de contar com o apoio de quase 70% da população, a aprovação da lei esteve permanentemente em situação de “empate técnico” no Senado, correndo o risco de não ser aprovada e com a possibilidade de que ficasse arquivada até o próximo ano. Por que um projeto que conta com tanta aprovação social se encontrou diante desta encruzilhada?

AD: Acredito que a forma em que, finalmente, se aprovou a lei – com uma margem muito pequena, pondo em risco até o último momento os direitos dos gays e lésbicas ao matrimônio civil- mostra que não podemos deixar nas mãos desses deputados e senadores, do “oficialismo” e da oposição, a conquista de nossos direitos.

A estratégia do lobby parlamentar mostrou seus terríveis e perigosos limites quando foi a mesmíssima Igreja que mobilizou milhares de pessoas em todo o país, pressionando os senadores, desafiando com a retirada do apoio. Lamentavelmente, a estratégia privilegiada pelas organizações do movimento LGBTT foi a do lobby, quer dizer, confiar que essa cova de ladrões que é o parlamento, pudesse legislar a favor de nossos direitos, e não colocar o centro em nossas próprias forças. Deveriam ter convocado manifestações que reunissem centenas de pessoas homossexuais e heterossexuais que já disseram basta ã discriminação e que apoiaram esta iniciativa.

Se com esta lei chegamos a uma situação de quase empate técnico, como vamos conseguir que se aprove o direito ao aborto livre e gratuito? Como vamos conseguir separar a Igreja do Estado? Evidentemente, será necessária uma combativa e massiva mobilização de milhares para arrancar do Congresso nossos direitos. Consideramos que esta é a primeira conclusão que devemos tirar se queremos seguir avançando. O Pan y Rosas sempre insistiu nessa perspectiva. Não podemos confiar que esses partidos patronais da oposição ou o “oficialismo” aprovarão as leis, sem colocar nossos direitos em risco de serem negados ou condicionados pelos direitistas e fundamentalistas recalcitrantes, se não é pela nossa luta ativa, nas ruas! Temos que nos mobilizar com independência do Estado, do governo e dos partidos do regime, para arrancar nossos direitos do Congresso.

  • NOTAS
    ADICIONALES
  • [1Fórmula usada para reivindicação de reajuste da aposentadoria.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)