FT-CI

Encontro Nacional reúne mais de 800 pessoas em São Paulo

A potencialidade de uma perspectiva revolucionária no pós-junho

11/11/2013

No último dia 2 de novembro ocorreu em São Paulo um encontro de trabalhadores e estudantes que reuniu mais de 800 pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Amapá, Distrito Federal e Paraíba para refletir sobre as lições de junho desde uma perspectiva revolucionária.

Há poucos meses atrás, Dilma e seus aliados mantinham uma fortaleza importante, disseminando ideologias de um suposto “Brasil: país do futuro” que escondia a precarização e a exploração diária, em cada local de trabalho, em cada fábrica, em cada canteiro de obra do país. Hoje vemos esse castelo esvair no ar, e esse fato se comprova nas mobilizações de junho até nas da atualidade, mas também no anseio apaixonado de cada trabalhadora e trabalhador e cada estudante, como os presentes no Encontro os quais se inflamavam para cantar ao público que a grande conclusão de junho é dizer basta desse Brasil da exploração, da opressão e da violência policial, que o momento é de sonhar em transformar essas condições de cima a baixo, de vislumbrar uma alternativa revolucionária.

Daqui decorre o seguinte: o encontro do dia 2, impulsionado pela LER-QI, expressa uma mudança na subjetividade dos trabalhadores e da juventude no pós-junho, e é desse ponto que queremos partir nesse texto.

A situação nacional brasileira: o elemento objetivo

Em primeiro lugar, é necessário reafirmar que a situação nacional brasileira entrou num período transitório: se não vemos hoje no Brasil uma ação independente e contundente da classe operária - que pudesse gerar uma situação pré-revolucionária - podemos dizer que o gradualismo e a passividade lulista que marcavam a etapa anterior encontram-se completamente debilitados.

As jornadas de junho significaram um “forte golpe” em qualquer controle sobre a juventude, criaram novo ânimo no movimento operário e debilitaram enormemente os governos. Isso se demonstrou poderosamente nas jornadas de junho, com milhões nas ruas pela luta contra o aumento da tarifa do transporte público (com forte peso na reivindicação da estatização), mas também nas mobilizações posteriores: nas greves de correios e bancários de semanas em jogo de braço contra a patronal, na greve de professores do Rio de Janeiro - com atos e elementos de radicalização contra a política dos governos de Eduardo Paes e Sérgio Cabral -, na greve nacional de petroleiros, com os trabalhadores enfrentando a “maior privatização da história” que foi a desavergonhada entrega do governo Dilma de nosso petróleo a multinacionais imperialistas e em paralisações e greves nas fábricas brasileiras.

Essa ofensiva das mobilizações não tocou apenas o governo, mas também elementos do regime: uma recente pesquisa do 7° Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública diz que 70% da população não confia na polícia, sendo os dados referentes ao primeiro semestre, mostrando que o aparato de repressão do Estado encontra-se desgastado frente ã população – não por acaso o assassinato de Amarildo se tornou um fenômeno nacional.

Se mesmo em uma situação de relativa estabilidade econômica pode-se abrir essa grande crise política, o governo começa a encontrar um cenário econômico cada vez mais complexo: não é um detalhe que no mesmo momento em que o governo entrega nosso petróleo ás multinacionais, o “símbolo” do “Brasil-potência” do passado, a OGX petróleo de Eike Batista, caminha para a falência. Um sinal importante do que se pode esperar de um Brasil mais em “consonância” com a situação internacional.

Se é verdade que por um lado as mobilizações que reuniram milhões pelas ruas de todo o país refluíram no momento e que Dilma recuperou parte de sua queda brusca de popularidade em junho, assim como variantes como Eduardo Campos e Marina Silva seguem com aparente legitimidade frente ã população, por outro segue a politização em amplas camadas da população. Todos esses elementos instigam um descontentamento enorme na juventude e nos trabalhadores, o que vem abrindo espaço para que os encontros da esquerda tenham mais peso, mas em particular para uma perspectiva revolucionária, que canalize esse ódio ã repressão, ã exploração e opressão em uma alternativa real.

Algumas lições de junho: o aspecto subjetivo

Mas não se tratou apenas dos elementos objetivos: em realidade trata-se também de refletir a intervenção política em junho. O início das mobilizações marcou um enorme rechaço da população contra o regime político de conjunto, que se expressava aparentemente no antipartidarismo nas manifestações, mas que marcava de fundo um repúdio ã casta política e aos partidos dominantes. A primeira tarefa da esquerda era entender esse “espírito de época”, distinguir os elementos regressivos dos progressivos e abrir campo para o diálogo com a juventude e os trabalhadores.

A partir disso, tirar algumas lições: as jornadas expressavam um dos fenômenos sociais mais profundos desde o Fora Collor, e no que tange ao conteúdo social (começou como luta pelo transporte público – e nesse sentido questionava os interesses da burguesia) superava aquele fenômeno; nesse sentido, era possível e necessário um programa operário e popular que pudesse reverter todo o retrocesso do período de ofensiva neoliberal, de privatização e precarização de direitos elementares (transporte, saúde, educação) e avançar em consignas transitórias que colocassem em xeque o regime. No entanto, para impor tal programa era decisiva a entrada em cena da classe operária, a qual tem sido barrada pela burocracia sindical, que impede as organizações de massas de mobilizar a força social e política da enorme massa trabalhadora para dar um xeque-mate no governo Dilma, governos estaduais e na casta política.

Nesse sentido que a esquerda – PSOL e PSTU, principalmente –, por mais que se colocasse no campo “antigovernista”, chegou em junho completamente desarmada de uma estratégia de combate classista e anticapitalista, sem haver preparado suas organizações (CSP-Conlutas, Intersindical, movimento estudantil e popular) para cumprir um papel de alternativa de direção ã burocracia sindical e estudantil (CUT, UNE, Força Sindical, CTB), e também ã direção do MST, desmascarando o atrelamento dessas direções aos negócios capitalistas (Copa do Mundo, privatizações dos serviços públicos, do petróleo e recursos naturais, precarização do trabalho etc.). Junho não encontrou uma direção ã altura capaz de dar um rumo de combate contra a raiz dos males sociais contestados, e infelizmente não abriu nenhum debate profundo sobre a necessidade urgente de reagrupamento das centrais e agrupações antigovernistas em base a um sério balanço do processo, colocando de pé um polo antiburocrático e classista para fazer frente ã burocracia sindical e aos aliados do governo.

Essa incapacidade política se expressa estratégica e programaticamente no que tange a delimitação da esquerda com o fenômeno Black Bloc. As desastradas afirmações do PSOL e do PSTU frente a esse fenômeno, com posições políticas públicas muitas vezes sectárias que faziam coro com uma campanha nacional de criminalização dos mascarados (que atinge no fundo os movimentos sociais) foi decisiva para o enorme rechaço que se aprofundou na juventude e em setores combativos dos trabalhadores a essas organizações.

Ou seja, a combinação de paciência para dialogar com os setores que despertam (fruto de junho) ã vida política junto com a audácia para se ligar aos elementos mais combativos da realidade (nas greves, nos atos de rua, nos enfrentamentos ã repressão policial) é fundamental para a organização necessária de centenas e milhares desses jovens e trabalhadores que buscam uma alternativa a partir de junho.

A necessidade de uma alternativa revolucionária

Ou seja, as condições da situação brasileira colocam toda uma vanguarda – dezenas de milhares de jovens, trabalhadores e ativistas sociais – que surgiu em junho diante da necessidade de uma verdadeira alternativa. A partir do esfacelamento do petismo como mediação, o que essa vanguarda ampliada vê é, por um lado, os partidos com forte tendência “reformista” (PSOL, PCB), e colado neles o PSTU, com suas impotentes atuações nas mobilizações de junho, e por outro lado, pequenas organizações sectárias que não conseguem ser uma alternativa real e nem ganhar nenhuma dinâmica frente a toda a mudança da situação.

Dessa forma, abre-se um enorme espaço para uma alternativa revolucionária diante da situação que se inicia em nosso país. Contudo, não se trata de uma perspectiva autorreferenciada de crescimento de “outra pequena corrente”, erro recorrente da esquerda brasileira: a grande tarefa que se coloca é abrirmos uma discussão sobre a necessidade de construir um verdadeiro instrumento dos trabalhadores, um partido operário revolucionário no Brasil, um partido que expresse a independência política da classe operária diante de todas as frações burguesas, anticapitalista e anti-imperialista, um partido de combate, da luta de classes contra a classe capitalista e o Estado burguês (todas as suas instituições), um partido dotado de programa e estratégia para vencer, derrubar o capitalismo e instaurar uma república operária e socialista, uma democracia de massas nos moldes dos primeiros anos da Revolução Russa dirigida pelos sovietes da época de Lenin e Trotsky. Um partido enraizado na imensa classe operária brasileira, que lute contra a burocracia sindical para expulsá-la dos sindicatos e organizações de massas, retomando essas organizações para a luta anticapitalista e antiburguesa. Essa é nossa aposta e o encontro do dia 2 é um pequeno, mas importante passo nesse sentido.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)