FT-CI

México: Da cidade Sabinas, Coahuila

A marcha da coragem mineira

15/03/2006

A marcha da coragem mineira

Por: LTS

Mineiros unidos, jamais serão vencidos! Queremos nossa gente! Castigo aos culpados! Estas eram as principais consignas entoadas durante a marcha em Nueva Rosita, Coahuila e que causou comoção nesta serena população de trabalhadores mineiros.

Esta marcha foi algo inédito na zona carbonífera nos últimos decênios (desde a marcha dos trabalhadores, esposas e filhos dos mineiros em direção ã capital do país, em 1951, que impactou toda esta região mineira), e contou com a adesão de mais de 300 pessoas. Os familiares distribuíram milhares de panfletos para convocá-la e as pessoas dos povoados próximos ã mina, como Palaú, San Juan e La Agujita responderam ao chamado.

Pouco a pouco foram se juntando aos familiares, mineiros, amigos e ao povo em geral. Já tinha passado das onze da manhã, e foi necessário esperar um pouco mais, pois muitos vinham a caminho. A mudança repentina de trajeto da marcha atrasou os participantes, mas se garantiu uma carreta que anunciava esta mudança, e finalmente chegaram. Partiria da simbólica pracinha onde está o Monumento ao Mineiro (em homenagem aos mineiros mortos pela explosão de 1939), localizado em frente ã Escuela de Minería de Nueva Rosita. Daí começou a chegar desde as dez da manhã os familiares, os operários, os amigos, conhecidos e gente do povo.

Todos levavam os nomes dos 65 mineiros em cartolinas estão soterrados: “Queremos Eduardo Martinez”, “Queremos José Isabel”, e assim por diante. Aí mesmo seguiram elaborando mais cartolinas para que todos levassem uma, ainda que não fosse de seu familiar. De todos os modos as pessoas sentem que os 65 mineiros são de todos. Dona Benita, uma robusta senhora, originária de Palaú se aproxima e pede uma cartolina. “O que diz aí?” - pergunta, pois não sabe ler. Toma a cartolina com segurança e diz “este é de Palaú, eu vou levar”. Há muitas crianças participando. Ana de nove anos leva sua cartolina: “Quero meu tio”.

Começa a caminhada, e alguns se vêem cansados, pois os dias anteriores foram de duros trabalhos preparativos, que vão desde tentar pela manhã bem cedo publicar os panfletos nos jornais ou alcançar os ônibus que passam com os trabalhadores para levá-los ás minas. Os gritos entoam as demandas principais: “Castigo aos culpados”, “Familiares e mineiros unidos, jamais serão vencidos”. Uma mais faz alusão ao pedido dos familiares para que se apressem as ações de resgate “Queremos nossos entes queridos, Já!”. Júlio tem abaixo seu compadre, e pintou as janelas de sua caminhonete que acompanha a macha “Nunca mais outra ‘Pasta de Conchos’”, “Queremos José Eduardo”. Despedido há um mês de Pasta de Conchos por exigir seus direitos, Júlio sabe bem o que é estar aí embaixo trabalhando nas minas, e por isso está atuando como voluntário no resgate. “Se eles não querem descer, nós descemos e os tiramos”.

Durante o trajeto vão se lendo os nomes dos 65 mineiros e as pessoas os vão repetindo, fazendo eco pelas ruas de Nueva Rosita. Por aí alguém grita “Já vamos chegando, IMMSA está tremendo”, mas não há muita resposta, talvez por que saibam que o cordão de impunidade, estendido pelos governos federal e estatal, que rodeia os patrões é muito forte. Aí fica claro que os verdadeiros culpados são a empresa, os burocratas da cúpula do sindicato mineiro, e as autoridades do governo. Os funcionários sindicais apareceram anteontem, depois de 15 dias, e apenas para prometer gestões para o resgate e proteger a empresa. Na marcha, um familiar lhes questiona “Quem o elegeu? Os mineiros não foram! Certamente foi este Gómez Urrata”.

Não deixa de gritar, e chegando a IMMSA estala o grito: Assassinos! Assassinos!, as crianças começam a chorar e as esposas a sacudir barras de ferro. Uma porta cede ás sacudidas e os manifestantes, gritando pelos seus entes queridos, entram sem pestanejar; se quebram alguns vidros e as portas da oficina são chutadas. Assim, a raiva que cresce mais ainda ante os informes mentirosos e manipuladores dos supostos avanços, e muito mais quando dizem que já ninguém quer entrar no trabalho de resgate. MIMOSA e outras empresas têm se negado a disponibilizar seus esquadrões de resgate, por isso os familiares têm formado um corpo de voluntários. Começam a tomar a questão em suas mãos ante a indiferença das autoridades e o próprio governo estatal. Não permitirão que se tranque a mina com eles dentro, enquanto a empresa lava suas mãos. Como eles mesmos dizem, deixam passar o tempo que fará difícil encontrar evidências, e se desgaste o acampamento dos familiares. Mas alguns dizem com segurança, “a luta apenas começa”.

Por sua vez a imprensa alerta contra a “violência” da marcha. Seguramente recordam os grandes gestos que tiveram os mineiros desta conhecida zona mineira em décadas passadas.

  • TAGS
Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)